segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exercícios físicos aeróbicos


Prescrição dos exercícios físicos aeróbios 
Os exercícios físicos aeróbios são os mais estudados e indicados para fibromialgia.  Eles caracterizam-se por apresentarem uma longa duração de treino e uma baixa intensidade. Guias sobre a prática de exercícios aeróbios sugerem uma frequência de treino quase que diária para que haja benefícios sistêmicos. O Guia do US Center For Desease Control, por exemplo, sugere uma frequência de treino de 5 vezes por semana com a duração de pelo menos 30 minutos. A Organização Mundial da Saúde, por sua vez, preconiza que os exercícios físicos aeróbios sejam realizados pelo menos 4 vezes por semana.
É importante ressaltar que os benefícios do exercício físico podem demorar algumas semanas até que provoquem a esperada melhora clínica do quadro. A melhora sintomatológica proporcionada pelo exercício começa a ser observada após no mínimo 6 semanas do início das atividades. Esse período pode variar.
Sobre a manutenção dos treinos, o caráter crônico da síndrome sugere uma prática permanente.


Intensidade do treino 
Em fibromialgia, os exercícios de intensidade leve a moderada são os mais indicados. Porém, os exercícios de alta intensidade podem ser prescritos desde que com progressão gradativa.
O Guia do Colégio Americano de Medicina Esportiva indica uma intensidade de treino que varie de 50-65% a 90% da frequência cardíaca máxima (FC Max).
Outro método prático que pode auxiliar os pacientes em um auto-manejo sobre a intensidade dos treinos, caso não seja possível o uso dos frequencímetros, é a escala de Borg de percepção do esforço. Pesquisas apontam que a faixa de 10 a 12 (relativamente fácil), na Escala de Borg (figura 2) corresponde a aproximadamente 50% a 60% da frequência cardíaca máxima (zona alvo de treino para fibromialgia, especialmente para os pacientes que estão iniciando os treinos).
Apesar de existir a possibilidade de prescrição de exercícios físicos para fibromialgia na faixa de 12 a 16 da Escala de Borg (relativamente fácil a cansativo) – valores correspondentes à 55% a 90% da FC Max -, essa é uma zona aeróbia de treino que possui maior margem de risco de ocorrência de dor tardia, principalmente para iniciantes. 
Apesar de sua aplicabilidade prática, não há estudos que tenham validado o uso da escala de percepção de esforço em pacientes portadores de fibromialgia.
Figura 2 – Escala de Borg
6 – 8
Muito Fácil
9 – 10

10
 


Possível zona alvo dos treinos para fibromialgia
Corresponde a aproximadamente 50% a 90% da Freqüência Cardíaca Máxima
 
Fácil                                        
11 – 12
Relativamente Fácil
13 – 14
Ligeiramente Cansativo
15 – 16

16
 
Cansativo
17 – 18
Muito Cansativo
18 – 20
Exaustivo

Quando se tem a possibilidade de realizar o teste ergoespirométrico, a intensidade do treino aeróbio pode ser estabelecida em função do VO2 máximo, que é definido como a capacidade máxima de transporte e utilização do oxigênio durante o exercício. Recomenda-se que o treino seja prescrito entre 40-50% a 85% do VO2 máximo, obedecendo uma progressão gradativa. Os exercícios para indivíduos sedentários devem ser leves a moderados: 40% a 70% do VO2 máximo.
Frequência e duração do treino
Os exercícios devem ter frequência de no mínimo 3 a 5 vezes por semana para que os objetivos de condicionamento cardiorrespiratório sejam atingidos. Inicialmente a duração é determinada pela capacidade do paciente. O objetivo final é ter uma duração mínima de 60 minutos de treino, sendo que durações maiores determinam ganhos adicionais de condicionamento.

Patricia Lobato
Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico do GRUPO CIA ATHLETICA.Diretora da Fitness Solutions, consultoria especializada em Gestão de Academias e Capacitação Profissional.Currículum Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474318U5ID - 55*86*12321Fone/FAX - 48 3207 4229blog:http://fitsolutionsconsultoria.blogspot.com.br/-Fitness Solutions Consultoriahttp://patricialobatofitness.blogspot.com.br/Patricia Lobatofacebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000523741157&ref=ts 

Nenhum comentário:

Postar um comentário