sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que contratar uma consultoria para minha academia?



O que faz uma academia contratar uma consultoria?
Por que deve-se gastar com isto, uma vez que muitas vezes os clientes nem ficam sabendo que esta despesa existe?

Não seria melhor comprar novos equipamentos, reformar os vestiários ou pintar a recepção?
Todos os investimentos em infraestrutura e marketing são fundamentais para criar a imagem da marca e influenciar no momento da compra de um plano pelo cliente, porém vender não é o mais difícil em uma era que todos os dias se ouve nas diversas mídias que fazer exercício e perder peso forma a base da saúde de qualquer indivíduo. 

Nosso maior desafio está em fazer o cliente ficar e para isto acontecer muito usam a palavra RETENÇÃO, para classificar as ações voltadas para manter o cliente ligado a empresa, porém nós preferimos usar a palavra LEALDADE. Só é leal quem está encantado por algo ou alguém, por isto escolhemos este caminho.
Existem muitas formas de reter um cliente seja por baixa concorrência, planos e contratos longos, localização, preço etc... Porém muitas delas não geram fidelização e lealdade, ou seja a primeira opção que aparecer o cliente troca. Ex: operadoras de telefonia, TV a cabo etc...
As academias em especial são empresas jovens, de proprietários jovens, um segmento que ainda engatinha enquanto “negócio” e muitas vezes os operadores não se preocupam em realmente ter qualidade, pois o “negócio exercício” é muito dependente de relacionamento, amigos... E quem não faz amigos em uma academia?

Investir em qualidade significa cuidar dos processos importantes para garantir que sua empresa entrega aquilo que vendeu da melhor forma possível não por sorte, por talento de um ou outro membro da equipe, mas porque a empresa estudou suas necessidades, criou procedimentos e capacitou sua equipe para alinhar o atendimento de suas equipes.

E os lucros? Investir em qualidade não gera retorno imediato e demanda tempo e dinheiro, porém transforma seu lucro em médio e longo prazo em LUCRO BOM, mas o LUCRO pode ser RUIM? Do ponto de vista da contabilidade, nada muda: os lucros serão sempre lucros e, portanto, não é possível distinguir a diferença.

O lucro pode ser ruim quando, para obtê-lo, ocorre uma ruptura no relacionamento da empresa com o seu cliente e isto normalmente acontece por desrespeito seja no relacionamento, seja no produto ou serviço entregue de maneira diferente da expectativa gerada no momento da compra. Quando isso acontece, aquele cliente, embora possa manter sua relação com a empresa, deixa de ser leal, ou seja, não promove seus produtos e serviços e, sempre que possível ainda faz crítica destrutivas. Esse cliente torna-se um detrator dentro ou fora do seu estabelecimento.

Uma empresa perde considerável capacidade de crescer organicamente quando seus clientes são pouco leais. As empresas líderes em lealdade chegam a crescer, organicamente, mais de duas vezes. Acreditamos que as companhias devem buscar apenas os lucros bons, ou seja, aqueles que ajudam a reforçar o relacionamento da empresa com seus clientes, gerando maior lealdade e transformando seus clientes em promotores.

Uma consultoria voltada ao desenvolvimento de qualidade potencializa os investimentos feitos em infraestrutura criando uma equipe de alto desempenho para operacionalizá-la! Mas por onde começar?
Entre em contato conosco e vamos te mostrar como começamos a estudar nosso ambiente de dentro para fora, a fim de descobrir o caminho e prioridades a partir de quem está no “front” em contato direto como  cliente interno e externo.

Até breve!


Patricia Lobato
Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico do GRUPO CIA ATHLETICA.Diretora da Fitness Solutions, consultoria especializada em Gestão de Academias e Capacitação Profissional.Currículum Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474318U5ID - 55*86*12321Fone/FAX - 48 3207 4229blog:http://fitsolutionsconsultoria.blogspot.com.br/-Fitness Solutions Consultoriahttp://patricialobatofitness.blogspot.com.br/Patricia Lobatofacebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000523741157&ref=ts 

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