quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exercício é Remédio! Exercício X Uso de Medicamentos



 Há algum tempo a área da saúde vem reunindo esforços para melhorar a interação profissional no combate ao sedentarismo e as doenças crônicas não transmissíveis.

Algumas iniciativas concretas estão estabelecendo verdadeiras pontes para facilitar o trânsito das informações e publicações científicas resultando em ações conjuntas e multidisciplinares mais eficazes.

Nesta coluna batizada de “Exercício é Remédio” traremos temas relacionados ao exercício como parte do tratamento de doenças.

Começaremos nosso contato a partir de um estudo que avaliou a associação entre o nível de atividade física e o uso de medicamentos.

O nível de atividade física foi avaliado utilizando pedômetro. O consumo de medicamento foi avaliado mediante o prontuário de cadastro da Estratégia Saúde da Família em São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Foram registrados os medicamentos de uso regular independente do tipo da doença ou do tratamento. Foi realizada análise de regressão de Poisson para estimar a razão de prevalências. Das 271 mulheres elegíveis, 84,9% foram classificadas como ativas.

Apenas 23,2% não utilizam nenhum tipo de medicamento, enquanto 29,8% utilizaram três ou mais medicamentos.

O nível de atividade física foi inversamente associado com o número de medicamentos utilizados tanto na análise bruta como na ajustada.

Maiores volumes de atividade física associaram-se significativamente com menor consumo de medicamentos em mulheres envolvidas em um programa de atividade física.  
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(3):463-471, mar, 2012.

O que você escolhe?!































Patricia Marques Lobato
Consultora para o Desenvolvimento Técnico e Tecnológico do GRUPO CIA ATHLETICA.
Diretora da Fitness Solutions, consultoria especializada em Gestão de Academias e Capacitação Profissional.
ID - 55*86*12321
Fone/FAX - 48 3207 4229
blog:http://fitsolutionsconsultoria.blogspot.com.br/-Fitness Solutions Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário